Desenvolvimento neuropsicomotor, sinais de alerta e estimulação precoce: um guia para profissionais de saúde e educação

A Saúde na concepção da Organização Mundial de Saúde está em um patamar utópico com disparidades sociais vigentes que colocam as suas populações longe, destaco, muito longe de alcançá-la. Recortes dessa realidade, apontam para experiências adversas da infância como determinantes dos desfechos na vida adulta. Investir na criança significa olhar o futuro com uma chance melhor de dar certo.

Hoje já temos um número grande de artigos científicos publicados so-bre desenvolvimento neuropsicomotor. No repositório da Pubmed, constam 1484 referências de 1957 a 2020, 85% das últimas 2 décadas. Entretanto, a transferência deste conhecimento científico para a prática na ponta, ainda não aconteceu. Temos especialistas, neuropediatras, atuando no sistema de saúde, porém, em número bem reduzido ou inexistente em boa parte das cidades do nosso país. Esse fato é contastado na lista de espera de encaminhamentos da atenção básica para as especialidades. Essa realidade é cruel e desumana em vários aspectos, pois lidamos com situação tempo dependente, observando a janela de oportunidade e intervenção que busca a promoção da saúde para a vida.

Como sair da inércia desta contemplação do “sempre foi assim”? Uma estratégia é preparar a atenção básica para sua função enquanto equipamento de prevenção e promoção à saúde com capacidade de reconhecer os sinais de alerta, prescrever e orientar formas de estimulação precoce. Com isso há de se esperar que boa parte das crianças e suas famílias possam ter suas demandas atendidas e quando necessário com referências mais assertivas para as devidas especialidades.

Nessa estratégia, o livro Desenvolvimento neuropsicomotor, sinais de alerta e estimulação precoce: um guia para profissionais de saúde e educação cumpre um papel importante sendo uma referência na qualificação da assistência da Atenção Primária à Saúde e, igualmente, da escola. Parabenizo a Drª Valdenize Tiziani, do Hospital da Criança de Brasília, na condução deste Projeto e a todos os colaboradores desta obra de literatura que traz uma linguagem acessível tanto para profissionais da saúde quanto da educação.

A organização do livro de fato está primorosa em seu formato de apresentação, nas ilustrações, nas fotografias que complementam o texto de forma clara e estética, possibilitando o encantamento aos olhos. O QRcode com link como material complementar é um atrativo a parte. Trata-se de um livro com potencial de conectar os elos do ecossistema dos equipamentos de saúde e educação com foco centrado na criança em seu desenvolvimento neuropsicomotor. A meu ver, é um livro que deve estar na biblioteca do SUS, tal qual, de gestores que trabalham para implementação de políticas públicas nos seus municípios.

Li Li Min, MD PhD BBA
Médico, Neurocientista, Gestor e Professor Titular de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.

CLIQUE AQUI PARATER ACESSO AO GUIA NA ÍNTEGRA!

Publicado por: MINISTÉRIO DA SAÚDE
INSTITUTO DO CÂNCER INFANTIL E PEDIATRIA ESPECIALIZADA
HOSPITAL DA CRIANÇA DE BRASÍLIA JOSÉ ALENCAR

Por iampli
em 8 de maio de 2023

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