Desenvolvimento neuropsicomotor, sinais de alerta e estimulação precoce: um guia para pais e cuidadores primários

Este guia de orientação e estimulação foi escrito com o propósito de levar conhecimento a pais e cuidadores primários, sobre o desenvolvimento da criança de zero a seis anos. Visa provê-los com orientação sobre como promover a estimulação essencial e oportuna de todas as crianças e despertá-los para sinais de alerta do que chamamos de atraso/transtorno do neurodesenvolvimento. Foi desenvolvido por especialistas da área do neurodesenvolvimento e da educação inclusiva, que atuam na rede pública e privada de saúde e educação do Distrito Federal.

Esta publicação visa orientar e promover o envolvimento, assim como o acesso à informação por parte dos pais/cuidadores de crianças com atraso e/ou algum transtorno do neurodesenvolvimento. Acreditamos que, quando oportunizamos informação segura, inserimos e empoderamos os responsáveis pela criança na promoção do cuidado, no tocante ao desenvolvimento neuropsicomotor e aos estímulos que devem ser oferecidos, e isso faz toda diferença na vida de uma criança.

Por meio de informações sobre os estímulos e as oportunidades nesse ciclo de vida, é possível desenvolver o potencial da criança, oferecendo-lhe um ambiente enriquecido e adequado ao seu desenvolvimento. Portanto, nota-se que, com a participação ativa da família, a estimulação do neurodesenvolvimento é feita de forma mais ecológica, afetuosa e integrada ao cotidiano, o que leva a resultados mais efetivos.

É sabido que, em decorrência das dimensões continentais do Brasil
e das dificuldades no acesso a serviços de saúde especializados, crianças nascidas com riscos do neurodesenvolvimento têm suas chances de desfecho favorável prejudicadas pela demora em receber estímulos adequados no tempo oportuno.
Assim sendo, é necessário difundir conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil e preparar os pais e cuidadores primários para serem capazes de identificar atrasos e sinais de alerta no neurodesenvolvimento, objetivando não perder a grande janela de oportunidade de rearranjos neuronais, promovidos pela neuroplasticidade cerebral na primeira infância.

O texto foi estruturado de forma a permitir que o leitor possa selecionar os tópicos de seu interesse. Recomenda-se que seja usado como um seguimento, sendo utilizado como um material de orientação e consulta. Além disso, o leitor poderá acessar vídeos que favoreçam a compreensão, apontando a câmera do celular para os “QR codes” ( ) ao longo do texto. Os autores tomaram o cuidado de redigir e explicar cada tópico em uma linguagem acessível para pais e cuidadores primários,
de forma que as informações aqui oferecidas sejam acessíveis a todos, que façam sentido para a prática em qualquer localidade do país, e que sejam bem compreendidas e empregadas no cotidiano, respeitando a diversidade cultural, religiosa, geopolítica e econômica.

CLIQUE AQUI PARATER ACESSO AO GUIA NA ÍNTEGRA!

Publicado por: MINISTÉRIO DA SAÚDE
INSTITUTO DO CÂNCER INFANTIL E PEDIATRIA ESPECIALIZADA
HOSPITAL DA CRIANÇA DE BRASÍLIA JOSÉ ALENCAR

Por iampli
em 2 de maio de 2023

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